terça-feira, 14 de abril de 2015

Carina de Verdade: Auto conhecimento

Olá amores!!!

No último episódio contei como foi boa a experiência de ir para uma universidade longe de casa. O único receio era perder o foco e o objetivo principal: morar no Douro. Se não viste esse último episódio clica aqui. 


10º Auto conhecimento

Este episódio será talvez mais pessoal que todos os outros. Ainda mais!!! A questão é que o verdadeiro sentido dos problemas e dos obstáculos que nos atravessam o caminho, é a aprendizagem. A grande oportunidade que essas coisas (aparentemente más) nos dão de nos conhecermos. Aproveitar as experiências boas e más da vida para aprender, crescer, conhecer o que quereremos e somos é de uma maturidade imensa e infelizmente muitas pessoas só desesperam cada vez mais e mais quando os problemas surgem ao longo da vida.

Morar sozinha aos 18 anos, não fez de mim uma pessoa totalmente independente (dependia financeiramente da família), mas tornou-me extremamente independente emocionalmente e comecei a conhecer-me muito bem. A partir de um certo momento, já nem as outras pessoas e o que elas poderiam pensar sobre mim me incomodava tanto. 

Como era possível, eu!!! Uma rapariga que passou por tantos complexos, medos na adolescência andava agora confiante e segura de si mesma??? Como conquistar auto estima e auto apreço??? O que me tinha acontecido para ter essa transformação???

O segredo é olhar para si mesma. Auto conhecimento. A partir do momento em que sabes o que queres, que te valorizas e te aceitas com os defeitos e virtudes que tens, quando deixas de te comparar com pessoas que nem conheces, quando páras de te questionar sobre coisas sobre as quais não há resposta, quando começas a olhar para ti mesma como se olhasses para a pessoa que mais merece a tua atenção, quando deixas de olhar para a vida dos outros lamentando a tua, quando sabes o que queres para ti e para o teu futuro... Tudo o resto são pedaços de papel ao vento. A isso chama-se maturidade, auto estima... 

No primeiro ano de universidade aprendi algo muito importante: Eu conheço-me. Aliás... Ouve um episódio bem caricato que alguns colegas de turma até confundiram com arrogância. Passo a contar: Quando fui para a universidade ainda haviam duas fases para os exames no fim do 1º semestre, podíamos escolher fazer exames na 1ª ou 2ª fase de acordo com o tempo que queríamos estudar para cada disciplina etc. Umas colegas perguntaram-me como ia ser o meu calendário de exames. Como eu queria ir para o Douro o mais depressa possível respondi: "Vou fazer todos os exames na 1ª fase, no dia seguinte vou embora!"... As colegas olharam para mim preplexas: "Como pode ser isso? Vais ter muito pouco tempo para estudar. E se chumbares?" Eu respondi: "Eu vou passar a todas à primeira!!!"... 

Sim... Respondi isto. Óbvio que milhares de coisas poderiam ter acontecido e mesmo que eu estivesse preparada para os exames algo poderia ter corrido mal. Mas dei comigo a estudar de forma tão metódica e empenhada, estava tão ansiosa pelos exames, e estava tão desejosa de ir para o Douro que o que estava nas minhas mãos e ao meu alcance não tinha como correr mal... 

Enfim... assim foi o meu primeiro ano. Estatística, por exemplo,  era uma disciplina que me assustava muito. Assustava tanto que estudava todos os dias. O medo de falhar fez com que me empenhasse mais nessa disciplina que nas outras. Acabei com média de 17 a estatística...hihihi Ainda acho graça a isso, pois o medo resultou neste caso... (Pode ser uma dica para quem tem uma cadeira que assusta certo?)

Não permitas que alguém interfira no que sabes sobre ti mesma. Olha para ti! Valoriza-te, pois ninguém o fará por ti...

Este episódio não contou momentos concretos da minha vida, mas contou uma viragem muito intima e especial. Espero que vos inspire a serem vocês mesmas, porque ninguém pode conhcer-vos melhor que vocês mesmas certo?!

Nos próximos episódios retomamos episódios e momentos mirabolantes. Férias no Douro, e a continuação da minha persistente luta para realizar o sonho de morar lá!!! Será que o sonho se concretizou?

Descobre tudo no próximo episódio. Terça-feira há mais! VÊTODOS OS EPISÓDIOS CLICANDO AQUI. Segue-me em tempo real no Instagram e segue os meus vídeos pessoais no Youtube.

O que achas sobre auto estima???
A tua tem melhorado ou piorado ao longo dos anos???
Como lidas com os teus medos e ansiedades???

Beijinho***

8 comentários:

  1. Adorei o post, confesso que me identifico com alguns dos medos agora que estou no 12º.
    E muitos parabéns pelo teu sucesso académico.
    beijinho (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste linda!!! Espero que o teu percurso escolar seja fantástico! Muitos beijinhos amore!!!

      Eliminar
  2. Excelente texto!! Gostei muito :)

    Está a decorrer um Sorteio Internacional no meu blogue: PARTICIPA!! ♥
    SHY ON CATWALK | FACEBOOK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostaste minha linda!!!
      Um beijinho enorme***
      <3 <3

      Eliminar
  3. Gostei do post.
    Eu sei quem sou, mas as vezes a vida e as circunstancias fazem com que eu nao seja quem eu sou para nao haver chatices mas um dia ei de abrir os olhos...tenho noçao disso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior chatice que pode haver é perdermos a nossa sanidade!
      Com o passar dos anos o "adiar-me" só atrasou os meus sonhos e objetivos
      e hoje vejo que nada justificava isso!
      Um beijão doce minha linda <3

      Eliminar
  4. Gostei imenso do que escreveste e confesso que apesar de já ter deixado a adolescência bem para trás, ainda sou bastante complexada com tudo em relação à minha pessoa e ao que me rodeia. Mas soube bem ler o que escreveste, principalmente a parte sobre ganhar auto-estima e maturidade, parecia mesmo que estavas a falar para mim. Por isso aqui ica o meu muito obrigada!
    Beijinhos minha querida*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito gratificante para mim saber que recebeste a mensagem no teu coração! Muitas vezes, na maioria aliás os medos e complexos vêm das vozes da nossa cabeça! É preciso calar essas vozes que nada mais são que ecos do que se passa à nossa volta! Toma as rédeas amore! Não te vais arrepender! Um beijinho

      Eliminar

Gostaste do post??? Escreve-me a tua opinião, sugestões etc... Responderei assim que aprovar o comentário sim??? Beijinho <3